Perguntas mais frequentes

Respostas às principais dúvidas a respeito do Turing

O que exatamente é o Turing?

Turing é uma ferramenta de software cujo propósito é ajudar médicos a redigir laudos de exames de forma rápida e simples, digitando o mínimo possível. O Turing faz isso usando formulários eletrônicos especializados e cálculos automáticos. Ao invés de escrever, o médico seleciona opções em um formulário e digita valores, e o software gera texto com base nas opções escolhidas. Pense no Turing como um editor de texto semiautomático com recursos de calculadora médica.

Quais as vantagens de usar o Turing?
  • Maior rapidez na emissão de resultados – o médico confecciona o laudo com maior rapidez.
  • Redução dos custos com digitação – o próprio Turing exerce o papel de digitador.
  • Redução do número de erros – através de recursos como o lembrete automático de colecistectomia e referências automáticas de lateralidade.
  • Padronização dos laudos normais e patológicos – configure o Turing com as frases padrão do laudário da sua clínica, e todos os laudos seguirão o mesmo estilo.
Por que o Turing é diferente?

O Turing foi concebido por médicos especialistas. Por esta razão nosso software incorpora recursos sabidamente úteis para o exercício de cada especialidade, que o capacitam a auxiliar o médico em funções repetitivas  e na redução de falhas (erros por distração/digitação).

O Turing existe em quais versões?

O Turing existe em seis versões diferentes:

Turing US: inclui ultrassonografia de mamas, abdome, pelve, transvaginal, próstata, obstétrico, tireoide, ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo, pênis, testículos, Doppler de carótidas, Doppler vascular periférico, crânio transfontanelar, regiões inguinais e partes moles
– Turing IM: para exames de mamografia e ultrassonografia das mamas
– Turing RX: exames de Raios X simples e contrastados
– Turing ED: exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia
– Turing GC: exames de colposcopia
– Turing EC: exames de ecocardiografia

Que tipo de equipamento é necessário para usá-lo?

Turing de 64 bits (versões mais recentes):

  • Windows 7 SP1 ou posterior (recomendável Windows 10 ou posterior)
  • mínimo de 4 Gb de memória RAM (recomendável: 8 Gb)
  • 400 Mb de espaço livre no disco rígido

Turing de 32 bits:

  • Windows 7 ou posterior
  • mínimo de 2 Gb de memória RAM (recomendável: 4 Gb)
  • 200 Mb de espaço livre no disco rígido
  • Microsoft .NET Framework 4.5.2 ou posterior
Como o Turing funciona?

Turing é um editor de texto cujo propósito é ajudar um médico a redigir laudos de exames de ultrassom, raios X, endoscopia, mamografia e outros de forma rápida e simples, digitando o mínimo possível. Ele consegue fazer isso usando formulários eletrônicos altamente especializados. Os documentos gerados no Turing podem ser exportados em formato Word ou PDF para impressão e assinatura física, ou copiados para dentro da janela de digitação do RIS se o médico preferir.

Posso experimentá-lo gratuitamente? Por quanto tempo?

Sim. Fornecemos licenças gratuitas para avaliação sem compromisso por 60 dias, em quantos computadores for necessário. Por exemplo, se sua clínica possui dez computadores, você poderá instalar dez licenças de teste e usar o software sem nenhum compromisso. A única condição é que o período de teste se encerra em todos os computadores 60 dias após a emissão da primeira licença. Instale hoje mesmo.

É preciso estar conectado à Internet para usá-lo?

Não, o Turing funciona sem a necessidade de uma conexão à Internet. No entanto, é aconselhável usá-lo em um computador com acesso à Internet para simplificar o processo de atualizações automáticas e renovação automática de licenças (lembrando que estas funcionalidades também podem ser implementadas na rede local).

O Turing emite laudos eletrônicos?

Não. Os documentos criados no Turing tem como propósito serem impressos e assinados em forma física. Para emissão de laudos eletrônicos é necessário usar algum software do tipo RIS. O Turing é apenas um editor de texto.

Posso personalizar títulos, conclusões, frases e valores de normalidade?

Sim. É possível efetuar dezenas de configurações personalizadas para cada tipo de exame, e o software inclui também um editor de frases com mais de 500 frases modificáveis para uso nos laudos. Essas configurações podem ser exportadas, importadas, ou centralizadas em um computador na rede.

Como posso transferir os textos criados no Turing para dentro de um outro software?

O Turing não faz integração direta com outros sistemas. Mas caso o usuário deseje transferir o texto feito no Turing para algum outro software (um RIS, por exemplo), o Turing pode ser configurado para copiar automaticamente para a memória cada novo documento gerado, preservando toda a formatação. O usuário só precisará colar o texto pronto dentro do software externo, usando o mouse ou a combinação das teclas CTRL + V. Esta técnica simples garante a total compatibilidade do Turing com qualquer aplicativo RIS do mercado.

O Turing possui captura de imagens?

Não, o Turing não se conecta a nenhum tipo de dispositivo médico, como aparelhos de ultrassom. Esse recurso não foi implementado porque nosso foco principal é na otimização do processo de confecção do laudo, e não na captura/armazenamento de imagens.

O Turing armazena exames anteriores e cadastros de pacientes?

Não. O Turing é um editor de texto especializado que permite exportar os documentos criados nele em formatos populares (Word e PDF) para impressão, mas ele não armazena laudos e nem gerencia pacientes. Para isso é recomendável usar algum software do tipo RIS/HIS/LIS.

Como faço para adquirir o software?

O Turing é licenciado na forma de subscrição mensal (assinatura). O pagamento é feito através de boletos eletrônicos e inclui:

– licença de fácil instalação, renovável automaticamente e que pode ser movida para outro computador em caso de problemas
– atualizações do software sem custo adicional
– suporte técnico ágil por e-mail (dias úteis das 7 às 19h, sab das 7 às 13h)
– cancelamento sem multa

Qual o motivo do nome “Turing”?

O nome foi escolhido como uma homenagem ao matemático britânico Alan Turing, considerado um dos pioneiros da computação, da inteligência artificial e da criptografia. Sua vida foi retratada no cinema no filme “O jogo da imitação” (2014).